quarta-feira, maio 14, 2008

Resgatando Valores, Formando Líderes




Atualmente vivemos num momento de muitas mudanças. Mudanças climáticas, mudanças na economia, mudanças na hegemonia militar, mudança na forma de pensar mudanças na forma de se comunicar, etc., o mundo está mudando. Em todas as épocas do mundo, sempre existiram momentos de grandes transformações, que foram decisivas para o futuro da humanidade. Neste processo de mudança, cabe aos líderes o dever de exercerem um papel bastante importante, pois eles podem conduzir e orientar as pessoas, no melhor caminho a escolher.
Os líderes devem ter um compromisso com a sociedade, com as pessoas, com o bem comum. A liderança deve ter o compromisso de servir, de ajudar e, de realizar.
Neste processo de transformação do mundo, pela luta de um mundo mais justo e perfeito, é preciso trabalhar em prol da renovação, é preciso trabalhar as futuras gerações. É preciso investir na Juventude. É preciso se formar bons cidadãos e desenvolver novos líderes para o nosso futuro. Mas esses líderes devem ser comprometidos com o bem estar da humanidade, gostar das pessoas, serem inteligentes, criativos, empreendedores, honestos, coerentes, corajosos e acima de tudo serem consciente do papel que exercerão pela mudança que tanto a nossa sociedade espera, e precisa.
A juventude está ávida por oportunidades de poder servir e de poder desenvolver e mostrar suas habilidades e competências, através das suas realizações. O jovem deseja produzir, realizar, conhecer, conquistar. Os jovens possuem muita energia, muita vontade, muita garra, muito entusiasmo, porém, na sua maioria, falta experiência e paciência. Muitos de nossos jovens assumirão a liderança de diversas organizações públicas e privadas de nosso país, e aí vem à grande pergunta, eles estão preparados?
A preparação destes jovens para o futuro deve ser a grande preocupação de nossos líderes, pois se bem preparados, esses jovens poderão fazer muito pela nossa sociedade, poderemos viver num mundo, muito mais fraterno, mais igualitário, e onde as liberdades continuarão a ser respeitadas.
E como deve ser esta preparação? Ela deve ser baseada em valores, valores estes que serão o alicerce da formação moral e intelectual desses jovens. É preciso que se estimule o trabalho em equipe, a ética, a disciplina, a organização, a criatividade, o companheirismo, o respeito, a humildade, o patriotismo, a auto-estima, em fim, diversos valores que transformaram muitos jovens, em líderes.
Acreditar no jovem é muito importante, porém é preciso dar oportunidade para que o jovem possa desenvolver todas as suas habilidades.Sou jovem e acredito muito na juventude, por isso que trabalho com jovens a mais de 15 anos dedicando meu tempo, e um pouco de minha experiência, para o desenvolvimento das competências e talentos da juventude de nosso estado.

Kleber Cavalcante de Sousa é Consultor e Palestrante.

domingo, maio 11, 2008

MANAUS



Ao chegar a Manaus você já sente um clima diferente, a energia é diferente. Cheguei a Manaus, por volta de 03h da manhã. A cidade estava dormindo. Ao amanhecer me preparei para o trabalho e já no café da manhã, no Hotel me deparei com diversos hóspedes de paises estrangeiros, todos se preparando para fazer passeios pela floresta e pelos rios. Ao conversar com o recepcionista do Hotel, recebi a informação que é muito comum estrangeiros virem passear e, passar temporadas, inclusive alugando quartos por semanas e meses.
Ao sair para trabalhar sinto o clima da floresta, Um clima quente e úmido. Fui com minha representante visitar alguns clientes e lá me encontro com um potiguar, um conterrâneo do Rio Grande do Norte, que veio para Manaus a mais de 20 anos. Após visitar vários clientes,fomos almoçar e, e degustamos costelinhas de tambaqui. Uma delícia. Peixe tradicional da Amazônia. Após trabalharmos a tarde, fui para o Hotel, e a noite me encontrar com alguns amigos DeMolays e Maçons. A noite fomos ao Bairro de Ponta Negra, assisti ao show do Boi. Um belíssimo show cultural, que me fascinou bastante.
No domingo pela manhã fui a uma feirinha de artesanato, e para minha surpresa, percebo que a maioria das pessoas presentes são os próprios manauras. Eles possuem o hábito de irem tomar café no centro histórico, todos os domingos . Muito legal.
Na feirinha se tem de tudo, artesanato, sebos, plantas medicinais, além das barraquinhas com as comidas típicas.

Viajando pelo Brasil

Prezados amigos,
Recentemente iniciei um novo desafio profissional, desafio este que me proporcionará a oportunidade de conhecer mais da metade do nosso País. Iniciei minha jornanda pela nordeste, saindo de Macéio, passando por Recife, João pessoa, e chegando a Natal.
Em seguida fomos a Vitória, Vila velha e Guarapari, voltando por Aracajú.
Recentemente tivemos a oportunidade de passar duas semanas viajando pelo Norte do Brasil. Essas que é uma região fascinante e desafiadora.
Escreveremos um pouco sobre alguns pontos bem interesantes do Norte do Brasil.
Iniciaremos com um artigo, intitulado : Os mistérios da Amazônia.

Aproveitem....


Aprender é meu desejo, conhecer é um desafio.