Atualmente vivemos num momento de muitas mudanças. Mudanças climáticas, mudanças na economia, mudanças na hegemonia militar, mudança na forma de pensar mudanças na forma de se comunicar, etc., o mundo está mudando. Em todas as épocas do mundo, sempre existiram momentos de grandes transformações, que foram decisivas para o futuro da humanidade. Neste processo de mudança, cabe aos líderes o dever de exercerem um papel bastante importante, pois eles podem conduzir e orientar as pessoas, no melhor caminho a escolher.
Os líderes devem ter um compromisso com a sociedade, com as pessoas, com o bem comum. A liderança deve ter o compromisso de servir, de ajudar e, de realizar.
Neste processo de transformação do mundo, pela luta de um mundo mais justo e perfeito, é preciso trabalhar em prol da renovação, é preciso trabalhar as futuras gerações. É preciso investir na Juventude. É preciso se formar bons cidadãos e desenvolver novos líderes para o nosso futuro. Mas esses líderes devem ser comprometidos com o bem estar da humanidade, gostar das pessoas, serem inteligentes, criativos, empreendedores, honestos, coerentes, corajosos e acima de tudo serem consciente do papel que exercerão pela mudança que tanto a nossa sociedade espera, e precisa.
A juventude está ávida por oportunidades de poder servir e de poder desenvolver e mostrar suas habilidades e competências, através das suas realizações. O jovem deseja produzir, realizar, conhecer, conquistar. Os jovens possuem muita energia, muita vontade, muita garra, muito entusiasmo, porém, na sua maioria, falta experiência e paciência. Muitos de nossos jovens assumirão a liderança de diversas organizações públicas e privadas de nosso país, e aí vem à grande pergunta, eles estão preparados?
A preparação destes jovens para o futuro deve ser a grande preocupação de nossos líderes, pois se bem preparados, esses jovens poderão fazer muito pela nossa sociedade, poderemos viver num mundo, muito mais fraterno, mais igualitário, e onde as liberdades continuarão a ser respeitadas.
E como deve ser esta preparação? Ela deve ser baseada em valores, valores estes que serão o alicerce da formação moral e intelectual desses jovens. É preciso que se estimule o trabalho em equipe, a ética, a disciplina, a organização, a criatividade, o companheirismo, o respeito, a humildade, o patriotismo, a auto-estima, em fim, diversos valores que transformaram muitos jovens, em líderes.
Acreditar no jovem é muito importante, porém é preciso dar oportunidade para que o jovem possa desenvolver todas as suas habilidades.Sou jovem e acredito muito na juventude, por isso que trabalho com jovens a mais de 15 anos dedicando meu tempo, e um pouco de minha experiência, para o desenvolvimento das competências e talentos da juventude de nosso estado.
Kleber Cavalcante de Sousa é Consultor e Palestrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário