segunda-feira, julho 07, 2008

PERIGOS DA FLORESTA AMAZÔNICA

Jovem morre nos braços do pai logo após ser resgatado no AM
Estudante estava perdido havia mais de 70 dias e seu pai não desistiu de procurá-lo na Floresta Amazônica
Antônio Lima/A Crítica
MANAUS - O estudante Jonatan Santos, de 18 anos, perdido em mata fechada na BR 174 (Manaus-Boa Vista) há mais de 70 dias, foi encontrado na tarde de domingo, 29, por seu pai e oficiais do Corpo de Bombeiros. Ainda com vida, conversou um pouco com seu pai e morreu em seus braços, segundo relato do coronel Antônio Dias dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros no Amazonas.
"É uma história de persistência paterna, muito triste. O Corpo de Bombeiros foi além das 72 horas de buscas, fomos até pouco mais de um mês depois de 12 de abril, até 14 de maio, quando ele se perdeu. Mas o pai nunca desistiu. O pai, senhor Edilson, estava nas buscas, que eram sempre muito difíceis, em mata fechada", afirmou o coronel.
O rapaz estava muito debilitado, desidratado e bastante machucado. O corpo foi resgatado nesta segunda por um helicóptero da secretaria de Segurança do Estado e seguir para o Instituto Médico Legal (IML), em Manaus. O pai teria deixado o corpo do rapaz na copa de uma árvore.
"Nas buscas, nós passamos por esse local exato onde o pai o encontrou, mas talvez naquele momento ele estivesse perambulando por outro lado, perdido", justificou. O coronel disse que estavam em contato sempre com o pai do rapaz, para que informasse se encontrasse qualquer pista do jovem.
De acordo com o coronel, o rapaz foi encontrado cerca de 65 km do local de onde teria sido visto pela última vez, à altura do km 67 da BR 174. O rapaz era morador de Presidente Figueiredo e se perdeu de um grupo de rapazes que teriam ido com ele acampar nas imediações de Presidente Figueiredo, município a 107 km de Manaus, onde há diversas cachoeiras, muitas ainda desconhecidas.
O pai persistiu, mas não conseguiu salvar a vida do filho. É uma pena.

Nenhum comentário: