sábado, maio 19, 2012

A PEDRA ANGULAR DA NOVA GERAÇÃO

Coroa da Juventude DeMolay
A Ordem DeMolay, enquanto organização social e educadora, exerce um papel muito importante na  formação das novas gerações, e é inegável que essas gerações serão responsáveis pelo futuro de nossa nação no mundo. O mundo hoje está muito competitivo e muito exigente e, neste cenário atual, para alcançar o êxito profi ssional é necessário que, logo cedo, as pessoas consigam entender como funciona a nossa sociedade e o mercado. Ser o mais preparado ou o mais inteligente nem sempre garantirá o sucesso profi ssional. Existem outras competências essenciais, como: Autoconhecimento, capacidade de sonhar, entusiasmo, boa comunicação, liderança, empreendedorismo, humildade, pró-atividade, ousadia, determinação, paciência, disciplina, entre outras. No mundo atual, é preciso desde cedo saber quais talentos você possui e quais são as suas aptidões. É preciso sonhar alto, ter objetivos grandes. É preciso acreditar em você e saber que é possível alcançar os seus objetivos. Entretanto, é preciso planejar, ter uma boa rede de relacionamento, que durante a sua vida sempre estará perto de você. Pessoas determinados são mais capazes de realizar seus planos e alcançam seus objetivos. A nossa Ordem através dos ensinamentos ritualísticos e administrativos oferece aos jovens o conhecimento necessário para que eles possam colocar em prática nas suas atividades, no capítulo, na escola, ou na sociedade, tornando-se um jovem mais preparado, experimentado e mais capaz de construir um futuro melhor para ele, e para a sociedade em que vivemos. Portanto, entendo que o Sênior DeMolay, através do seu exemplo, tem um papel bastante relevante neste processo de construção de cidadãos e de novas lideranças para o mundo, que é carente de líderes empreendedores capazes de transformar o mundo num lugar melhor para se viver - onde prevaleça a verdade, o trabalho, a dignidade humana, e a fraternidade. E para isso, é necessário colocarmos em prática o que a fi losofi a DeMolay nos ensinou, e através de atitudes de honestidade, dignidade, justiça sejamos realmente a pedra angular da nova geração e o farol para iluminar o caminho das pessoas para alcançarmos um mundo mais justo e perfeito.

3 comentários:

disse...

Prezado.

Muito interessante seu discorrer sobre a utilidade da ODM para a juventude desta ou outras eras.

Apenas detestei ler logo de cara a frase "pedra angular". De imediato comecei a achar que seria mais um maçon metido a entender de DeMolay, ou algo ainda pior: um DeMolay que não saca nada de DeMolay ou maçônaria e que misturar os dois bugalhos.

Pulei para a última linha, e tão chocado quanto no início, lasca-me aos olhos a frase "mundo justo e perfeito".

Mais uma vez Prezado: A Ordem DeMolay não é Maçonaria, nem mirim, nem paramaçonaria. É uma fraternidade que brilha por si mesma, grande por si mesma, sem necessitar destes penduricalhos absolutamente desimportantes.

Se trocares o frontispício e o derradeiro, juro solenemente que retornarei aqui para engrandecer o
que realmente tem importância no seu texto.

Zé Ricardo.

Kleber Cavalcante de Sousa disse...

Ricardo, Agradeço-lhe por ter lido o artigo e pela sinceridade demonstrada. Respeito a sua opinião, mas discordo da mesma, quando diz que desejo misturar as 2 coisas. Preparamos o texto não voltado apenas para DeMolays ou Maçons, mas sim para a sociedade em geral, e neste contexto mantenho o que escrevi. Como senior DeMolay e MM entendo que os jovens DeMolays podem sim ser a espeança para transformar nosso país num mundo melhor.

Unknown disse...

Caro Irmão/Tio Kleber,

Também sou Sênior DM e no mundo fora da Ordem encontro dificuldades que se não fosse os ensinamentos e a experiência adquirida na ordem eu não teria o sucesso que tenho hoje. O que mais tenho encontrado como desafio e tratar com pessoas que não tiveram a oportunidade de se juntar a nós e participar do vasto conhecimento. Ser humilde e paciente é parte do trabalho de um DM para a solidificação de um "mundo justo e perfeito".

Abraços, Felippe Frigo.