sexta-feira, julho 12, 2013

A MAÇONARIA E A JUVENTUDE


         A Maçonaria foi Organizada por Homens Livres e de Bons Costumes com o objetivo principal de construir uma sociedade mais justa e perfeita, através do trabalho moral e de aperfeiçoamento do homem. Durante séculos lutou contra as tiranias e contra os déspotas, defendendo a liberdade, igualdade e fraternidade, tema também lembrado na revolução francesa. A Maçonaria promoveu e ajudou no desenvolvimento e surgimento de nações, como os Estados Unidos da América, e teve participação ativa em todos os movimentos de independência nas Américas Portuguesa e Espanhola, propagando o tríplice lema da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Com o alcance das liberdades civis por grande parte da população mundial, coube a Maçonaria exercer outro papel muito importante na sociedade que é o da formação dos cidadãos, e assim ela abraçou um trabalho voltado para os jovens e as futuras gerações.

Assim o Maçom Frank Sherman Land e mais 9 jovens criaram a Ordem DeMolay – a maior organização juvenil masculina do mundo, presente em mais de 30 países e com milhões de jovens iniciados em seus quadros, que se formaram e foram ocupar importantes postos na sociedade mundial, como Walt Disney, John Wayne, Bill Clinton, entre tantos outros. A organização se baseia na prática das 7 virtudes cardeais (amor filial, reverências pelas coisas sagradas, cortesia companheirismo, pureza, patriotismo e fidelidade) e através de um plano d de trabalho para os jovens, enfocando lições de secretaria, tesouraria, liderança, disciplina, organização, e respeito ao próximo. No Brasil acredita-se que mais de 150 mil jovens foram iniciados, e hoje se tem mais de 30 mil jovens ativos, em atividades em seus mais de 700 capítulos DeMolays, espalhados por todos os estados do Brasil. O nome da Ordem foi homenagem a Jacques DeMolay, último Grão Mestra da Ordem dos Templários, que preferiu morrer a trais seus companheiros.
Um trabalho para as meninas também era necessário e assim surgiu a Ordem Internacional das filhas de Jó, instituição criada para as Jovens do sexo feminino, entre 10 e 20 anos incompletos.  A ordem foi fundada nos Estados Unidos e está presente em vários países do mundo. No Brasil já existe em todos os estados da federação. Nas filhas de Jó as meninas também exercem diversas atividades filantrópicas, administrativas e ritualísticas, onde é sempre preciso que as meninas estudem, se preparem para exercer as suas funções, criando o hábito da preparação e da necessidade de estudo. O desenvolvimento das noções de liderança, respeito ao próximo, oratória, iniciativa também podem ser destacadas como competências apreendidas pelas jovens em suas reuniões e atividades. Os ensinamentos da Ordem são baseados em lições bíblicas, como os do livro de Jó, que teve a sua paciência e fé provadas perante os desafios que teve que passar.  Lições de justiça, paciência, caridade e fé são exemplificados as meninas. O nome da Ordem deve-se ao nome das três filhas de Jó, que eram consideradas as mulheres mais justas da Terra.
O principal objetivo das Ordens Internacional das Filhas de Jó, é reunir moças para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais e familiares.
É importante ainda destacar a APJ – ação paramaçônica Juvenil – organização para meninos e meninas patrocinada pelo Grande Oriente do Brasil, que também trabalha de forma importante na formação de nossos jovens. A APJ é uma iniciativa que visa orientar e complementar a educação dos jovens através de atividades educativas e sociais, inspiradas nos princípios maçônicos.
Em todas as organizações juvenis patrocinadas pela Maçonaria é trabalhado o aperfeiçoamento moral e educacional dos jovens, através de atividades socioeducativas, ritualísticas, administrativas, filantrópicas, e que visam desenvolver as potencialidades dos jovens, inspirando-os a serem melhores cidadãos, e cumpridores das leis, e até líderes em um futuro próximo.
Todo este trabalho é realizado com o apoio da família, dando liberdade aos jovens, para exercerem a sua cidadania e para colocarem em prática os ensinamentos aprendidos nas organizações. Nenhuma atividade destas organizações pode ser realizada sem o acompanhamento de lideranças adultas, neste caso  Maçons, e pais dos jovens devem sempre estar presentes, oferecendo o apoio e a orientação necessária, para a realização das atividades dos capítulos DeMolays, Bethéis das Filhas de Jó e  núcleos APJotistas, proporcionando assim o ambiente adequado para o pleno desenvolvimento da cidadania e dos valores necessários à nossa juventude, para a construção de um País mais Justo e Perfeito, segundo os tradicionais preceitos de nossa Ordem.
Por fim, não podemos deixar de citar o ESCOTISMO - Esta grande escola de civismo e de disciplina - que orienta e educa os jovens, em todo o mundo, que apesar de não ser uma organização paramaçônica, foi fundada por um homem idealista e Maçom, Baden Powel.

Nenhum comentário: