segunda-feira, julho 08, 2013

MAÇONARIA - RENOVAR É PRECISO, MAS A QUALIDADE É ESSENCIAL




    

       Como Professor e consultor, acompanho e observo um dos grandes problemas que ocorrem em todas as organizações, na atualidade, que é a seleção e manutenção de seus colaboradores.  O mundo hoje é repleto de oportunidades e as pessoas também não sabem com certeza o que desejam da vida. Assim, a responsabilidade de ter os melhores colaboradores sempre é de quem recruta e seleciona, isto é, das organizações, que para escolher os melhores candidatos precisam possuir os melhores métodos de acordo com a sua missão e com seus valores.

      Nas organizações de caráter social, onde as pessoas são voluntárias, a problemática aumenta, pois os colaboradores são voluntários, e em muitos casos custeiam o funcionamento da organização, entretanto, em algumas delas, como na Maçonaria, a tradição e a história mostram que esta Organização sempre primou por uma rígida escolha de candidatos a ingressarem na ordem, através de sistemas e métodos rigorosos, que sempre privilegiam as virtudes e os valores da organização, que estão relacionados com o aperfeiçoamento moral e intelectual de seus membros.

   Assim, é INADMÍSSIVEL em nossa Ordem que pessoas sejam recrutadas e selecionadas através de interesses pessoais, ou de pequenos grupos. A escolha de um candidato a Maçom deve sempre se basear nas qualidades das virtudes que o candidato possui e pratica na sua vida.

      Um candidato, quando escolhido pelo seu PADRINHO, que é aquele que garante a loja que o afilhado possui as devidas qualidades essenciais para ser maçom é o responsável por ele perante a loja, e assim, deve acompanhar e o aconselhar durante a sua vida maçônica. 

     Logo, é necessário que o padrinho tenha muita cautela na escolha do afilhado, devendo para isso, conhecer seu relacionamento familiar, seu procedimento junto aos colegas de trabalho, sua situação econômica, sua disponibilidade financeira, sua disponibilidade de tempo para acompanhar os interesses da Ordem, seu grau de cultura, sua desenvoltura no manejo das palavras e principalmente, seu grau de percepção no entendimento dos assuntos a ele expostos.

        Não deve haver pressa para escolhas de novos membros para a Maçonaria. A ordem não precisa de quantidade de homens, mas de homens de qualidade. A Maçonaria sempre se destacou e conseguiu cumprir a sua missão no mundo, através da conduta e da força das ideias que seus membros conseguiram propagar e implementar no passado, e que a história nos serve de testemunha.

       Sempre que a Ordem caminhou de forma diferente, permitindo o ingresso em nossas oficinas de pessoas despreparadas, mal intencionadas, e que vieram para se aproveitar da Ordem, ou por curiosidade, em razão de erros no recrutamento e na seleção, percebemos o fracasso de lojas, a desarmonia entre irmãos, os conflitos, a volta da tirania, e assim o silêncio e o afastamento dos bons maçons. O que enfraquece bastante a nossa Ordem. Alguns autores mais místicos e esotéricos como Leadbether afirmam que isto faz parte da dualidade, e esta ação da energia negativa precisa ser neutralizada.

      Assim, os verdadeiros Maçons precisam estar sempre atentos para proteger a Ordem destes tiranos e aproveitadores, que sempre estão a espreita da oportunidade, para adentrar em nossas oficinas e tentar se aproveitar da nossa hospitalidade, da nossa fraternidade e da nossa confiança.

    Meus prezados Irmãos, não tenham pressa em iniciar novos membros. Não precisamos ter lojas com muitos membros. A melhor Loja que existe é a aquela que é  harmônica, onde reina o respeito, e onde os membros verdadeiramente se consideram como irmãos. Uma loja qualificada repleta de homens livres de bons costumes, respeitados na sociedade, e que praticam verdadeiramente em suas vidas os ensinamentos que aprendem em nossos trabalhos contribuem para transformar o mundo em que vivemos, em um lugar mais JUSTO E PEFEITO.

       Que o GADU toque o coração de todos os obreiros da arte real, e os comprometa na importante missão de renovação de nossa organização, só convidando homens de bons costumes e dignos de conhecer a LUZ.

2 comentários:

Marcello Marroquim Borinato disse...

Parabéns pela matéria!!!! Estamos precisando palavras como estas. Fiquemos cada vez mais em alerta.

Prof. Lucas disse...

Concordo plenamente! Sábias considerações, numa escrita impecável. Parabéns! TFA.